Permacultura, soluções possíveis para a saída da crise.

A Permacultura em tempos de crise.

As notícias da atualidade realmente tem sido impactantes, e sem dúvida nenhuma nos causa uma tremenda preocupação quanto ao futuro, e o que ele nos reserva. Mas não estamos sós nestas reflexões sobre o amanhã.

Os primórdios da permacultura tem como pano de fundo acalorados debates sobre o futuro e a crise que poderia surgir muito prontamente em alguns anos. Bill Mollinsom (*1928 +2016) e David Holmgreen, fundamentados no conceito da Teoria de Gaia de James Lovelock e nos princípios Naturalistas de Masaru Fukuoka, chegaram a conclusão de que algo deveria ser feito antes de que o o avanço da modernidade e a desenfreada busca por combustiveis fósseis viessem a comprometer a vida da humanidade no planeta ( livro Permaculture One). A partir deste ponto é que a permacultura começa a tomar sua forma como alternativa para garantir subsistência para as gerações futuras. Afinal de contas, o medo de uma grande crise que apareceria em breve, rodeava as pesquisas e baseava a construção dos principais alicerces que temos hoje na Permacultura.

Produza sua própria comida 

Pensando em um possível agravamento da crise, causado pelo Covid-19, o Instituto Uniom disponibiliza gratuitamente, um E-book sobre sistemas simples de produção de alimentos orgânicos em pequenas escalas, para uso familiar ou comunitário. Projetos de Hortas Urbanas e dicas de como produzir seu próprio alimento em pequenos espaços. o que eventualmente se tornará muito útil se a crise perdurar por alguns meses, o que certamente afetará os mais necessitados, que terão o mínimo necessário para subsistência  até que a maquina económica volte a girar.

Programa Comunidade em Foco - 2019

O Programa Comunidade Participativa é uma iniciativa da VALE S.A no Mato Grosso do Sul, que há 13 edições vem apoiando financeiramente projetos e iniciativas sociais das comunidades dos municípios de Corumbá e Ladário.

No ano de 2019 o PCP selecionou  17 instituições que receberam apoio financeiro para realização de seus projetos.

 

O Instituto Uniom  através de seu cronograma de ações institucionais, foi contemplado pelo PCP 2019 para a execução do Programa escolas Mais Verdes -  Comunidade em Foco, que é um desdobramento das propostas apresentadas às escolas do município com o objetivo de revitalizar unidades transformando áreas em desuso em áreas produtivas. Porém a iniciativa desta vez busca uma abrangência um pouco maior, possibilitando que as familias e a comunidade do entorno das unidades escolares atendidas, possam se beneficiar com a capacitação na produção de alimento orgânico. 

Um dos objetivos da proposta desde 2016 é transformar áreas em estado de abandono em áreas produtivas, fazendo com que a comunidade possa utilizar estes lugares como meio de produção de alimento saudável e fonte de geração de trabalho e renda. E impactando positivamente a área que será descaracterizada como terreno baldio ou lixão a céu aberto.  

AS CRIANÇAS E O FUTURO

Unir para nos educar, Unir para transformar

 

Quando pensamos em futuro, logo pensamos em nossas crianças e o que o futuro reserva à elas.

A construção  de um mundo melhor, começa com uma abordagem de aprendizado holística, mais inclusiva e justa. É esta luz que proporcionará o sentimento de que um melhor caminho será obtido.

 

Compartilhamos saberes, perspectivas e conhecimentos, nossas riquezas. Considerando os projetos, estruturantes para transformacão pessoal e social através de práticas de aprendizagem com alto pontencial de replicabilidade.

 

Iniciativas Transformadoras

 

Idealizamos e ministramos projetos e programas com foco na aprendizagem através da experimentação e prática, para educandos do ensino infantil, fundamental e medio, bem como para o público interessado em nossas iniciativas.

Através de praticas transformadoras e inovadoras, garantindo sustentabilidade social, cultural, ambiental e economica em condições semelhantes de escolha para as geracões futuras, com autonomia e visao de longo prazo  atributos dos que querem disciplina e abertura para trocas.

 

Compartilhamos saberes, perspectivas e conhecimentos, condimentos fundamentais para que novas ideias surjam, comprometidas com o sustento e sucesso da realizacao humana, como uma celula multiplicadora de um olhar inovador diante dos novos horizontes e desafios da sociedade, compromissada com a construção de riqueza sustentável.

 

Despertando o Sonhador

A urgência nesta época é democratizar a informação.

Seja você a mudança que você quer ver no mundo.

Faça a diferença, inspire-se e busque a sabedoria que habita em todos nós.

 

Juntos somos mais fortes. 

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 2020

3° PRÊMIO DE INOVAÇÃO COMUNITÁRIA - 2018

CAPA Relatorio Escolas mais Verdes 2018

Programa Escolas Mais Verdes com o Projeto Horta na Escola, é vencedor do III Prêmio de Inovação Comunitária

O Prêmio de Inovação Comunitária tem o objetivo de impulsionar iniciativas informais, selecionadas por uma rede de organizações parceiras da BrazilFoundation, que atuam para o fortalecimento e desenvolvimento de seus territórios.

O Programa Escolas Mais Verdes busca proporcionar momentos únicos para alunos e professores, através de atividades de campo visando sensibilização, conhecimento e conscientização de crianças e adolescentes sobre questões ambientais fundamentais, bem estar social e qualidade de vida. Busca ainda despertar e incentivar atitudes e ações que contribuam para melhorias na qualidade de vida das pessoas e no meio ambiente. Promover o lado criativo e empreendedor dos participantes, buscando soluções e maneiras sustentáveis de produção e consumo.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES !!

© 2015 - 2020 

por INSTITUTO UNIOM. 

CNPJ: 32.206.191/0001-39

Entre em contato:
(67) 981581050

institutouniom@gmail.com

Encontre-nos:
Fazenda Iracema - Rod. BR 262 MS - Km 737
Corumbá – MS - BRASIL

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now